APARELHO FONADOR
É denominado aparelho fonador o conjunto de órgãos responsáveis pela fonação humana,
Pulmões
Traqueia
Laringe (cordas vocais e glote)
Lábios
Dentes
Alvéolos
Palato duro
Palato mole (véu palatino e úvula)
Parede rinofaríngea
Ápice da língua
Raiz da língua
Nariz
Funcionamento
O ar é expelido dos pulmões por via dos brônquios, penetra na traquéia e chega à laringe, onde, ao atravessar a glote, costuma encontrar o primeiro obstáculo à sua passagem. A glote fica na altura do pomo de Adão ou gogó, é a abertura entre duas pregas musculares das paredes superiores da laringe, conhecidas com o nome de cordas vocais.
O fluxo de ar pode encontrá-la abertas ou fechadas. Se estiverem abertas, o ar força a passagem através das cordas vocais retesadas, fazendo-as vibrar e produzir o som musical característico das articulações sonoras. Se estiver fechada, relaxada as cordas vocais, o ar se escapa sem vibrações da laringe e as articulações produzidas, denominam-se surdas.
LINK PARA ANATOMIA DO APARELHO FONADOR
==========================================================
Extensão vocal
Refere-se ao conjunto de todas as notas que um cantor consegue articular, independente da qualidade dessa articulação.
A extensão tem, portanto, uma abrangência maior que a tessitura. Enquanto que a extensão representa todas as notas fisicamente realizáveis, a tessitura refere-se às notas mais apropriadamente realizadas quanto a qualidade da emissão.
Sendo assim, um cantor poderá articular notas fora de sua tessitura mas jamais realizará notas fora de sua extensão vocal
Tessitura
Na música, tessitura refere-se ao conjunto de notas usadas por um determinado instrumento musical, com a qualidade necessária à sua execução. No caso da voz humana, refere-se ao conjunto de notas que um cantor consegue articular sem esforço de modo a que o timbre saia com a qualidade necessária.
A tessitura tem, portanto, uma abrangência menor que a extensão. Enquanto que a extensão representa todas as notas fisicamente realizáveis, a tessitura refere-se às notas mais frequentemente utilizáveis.
Falsete
( Do italiano falsetto = "tom falso")
é o registro vocal por meio da qual o cantor emite, de modo controlado (não natural, por isso "falso"), sons mais agudos ou mais graves que os da sua faixa de freqüência acústica natural (tessitura).
No falsete, a voz é gerada numa região da garganta que não permite um controle tão preciso de tom quanto é o controle natural do cantor.
Dessa forma, é necessário um treinamento especial para que o uso de falsete não prejudique a execução da peça musical.
Bem empregada, com conhecimento e domínio, confere efeitos especiais admiráveis e, portanto, beleza adicional, ao canto.
==========================================================
Coro ou Coral
Um coro ou coral é um grupo de cantores distribuídos por naipes segundo a tessitura de suas vozes.
Na música ocidental, um coro misto (de vozes adultas, masculinas e femininas) compõe-se de quatro naipes: Baixos, Tenores, Contraltos e Sopranos; incluindo, algumas vezes, também as vozes intermédias: Barítono e Mezzo-soprano mais frequentemente ditas 2º Tenor e 2º Soprano, respectivamente.
Naipe é o nome que se dá a um grupo de instrumentos musicais ou vozes idênticas dentro de um coro ou orquestra.
Naipes nas Música vocal
Divisão de naipes
Vozes adultas
As vozes adultas
masculinas
Baixos: do Fa1 ao Fa3
Barítonos: do La1 ao La3.
Tenores: do Do2 ao Do4.
Femininas
Contraltos: do Fa2 ao Fa4.
Mezzo (ou mezzo-soprano): do La2 ao La4.
Sopranos: do Do3 ao Do5.
vozes infantis
Masculina
Baritono infantil do Do2 ao Re3
Tenorinos: do Sol2 ao Ré4
Contraltinos: do Si2 ao Fá4
Feminina
Pré-primaria: do Do3 ao Mi4
Sopraninos: do Do3 ao Dó5
Contraltinos: do Si2 ao Si4
LINK PARA PIANO VIRTUAL
LINK PARA NOTAS DE REFERÊNCIA